O Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí foi acionado via 193 para atender ocorrência de incêndio em vegetação no Bairro Brilhante, às 16h30.
O incêndio em vegetação rasteira já consumia cerca de 20 mil metros quadrados. Foram utilizadas cerca de dois mil litros de água e batedores, para controlar e extinguir o incêndio.
INCÊNDIO FLORESTAIS
É rotineiro o Corpo de Bombeiros Militar atender incendios florestais, o famoso “fogo no mato”. Geralmente as pessoas para limpar o terreno colocam fogo em folhas ou lixo. Porém, principalmente neste período do ano em que a vegetação está mais seca facilita de as chamas se alastrem. Muitos prejuízos são decorrentes dessa ação, como o dano ambiental e prejuízos para a comunidade decorrente da fumaça e o risco de as chamas alcançarem as residências.
É uma ação muito arriscada aos Bombeiros o combate a incêndios florestais, sendo que, mesmo com equipamento adequado e com técnicas há o desgaste físico e já tem histórico de Bombeiros que vieram a óbito decorrente dessa atuação. Não é só as chamas, mas o calor desidrata e a fumaça prejudica as vias aéreas.
Por essa razão, o copro de bombeiros recomenda não realizar queimadas e nem colocar fogo em lixo.
Comments are closed.