Na última semana, a Guarda Municipal de Itajaí prendeu três indivíduos por descumprimento de medida protetiva.
O primeiro caso, aconteceu na tarde de sábado, 3 de junho, por volta das 15h, a Guarnição da GPCAMI (Grupo de Proteção a Criança, Mulher Adolescente e Idoso) da Guarda Municipal de Itajaí (GMI) realizava a Ronda Maria da Penha na Rua Indaial, quando populares relataram uma perseguição à vítima por seu ex-companheiro, contra quem ela possui uma ordem judicial de afastamento.
Ao perceber a presença da guarnição, o indivíduo tentou fugir a pé, mas foi interceptado e abordado na rua adjacente. O suspeito, visivelmente alterado e apresentando sinais de embriaguez, utilizava uma tornozeleira eletrônica. Segundo a vítima, ele também havia comparecido à sua residência durante a manhã, porém já havia fugido quando a viatura chegou ao local. Diante da situação, o homem foi preso em flagrante por descumprir a medida protetiva de urgência e conduzido à Central de Plantão Policial (CPP) para os devidos procedimentos legais cabíveis.
O segundo foi na quinta-feira, dia 8 de junho, por volta das 15h43, a GPCAMI foi acionada para atender uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na Rua Américo Meinicke, bairro Cordeiros. No local, aproximadamente às 15h51, as guarnições se depararam com o agressor em frente à residência da vítima. Ele foi abordado e qualificado, e o sujeito alegou estar no local para ver a filha do casal, de 6 anos de idade, mas estava ciente das restrições de afastamento.
A vítima relatou que foi casada com o agressor por 5 anos, mas estão separados há 1 ano e 4 meses, e que recentemente iniciou o processo de divórcio. No entanto, o indivíduo não aceita o término e continua a perseguir e ameaçar a ofendida, usando o pretexto de ver a filha para justificar a perseguição e se eximir de qualquer responsabilidade criminal. Diante do relatado, a guarnição deu voz de prisão em flagrante ao agressor e conduziu ambos até a Central de Plantão Policial para os procedimentos legais cabíveis.
Por fim, o terceiro descumprimento ocorreu neste sábado, 10 de junho. Por volta das 11h45, uma guarnição da GMI recebeu a informação via central de que na Rua Bernardino João Vitorino, centro, havia uma denúncia de possível descumprimento de medida protetiva. Chegando ao local às 12h, em contato com a vítima, ela relatou que seu ex-companheiro estava ameaçando-a e tentando contatá-la diversas vezes por telefone. Além disso, ela suspeitava que ele estivesse rondando sua residência. A vítima já havia obtido uma medida protetiva de afastamento do ex-companheiro.
Após conversar com a vítima e esclarecer seus direitos, a guarnição decidiu realizar rondas nos arredores. Entretanto, enquanto a guarnição retomava o patrulhamento de rotina, a central da GM informou que o ex-companheiro da vítima retornou à residência da mesma. Retornando imediatamente ao local, a guarnição flagrou o descumprimento da medida protetiva. Foi dada voz de prisão ao indivíduo que no momento não ofereceu resistência.
A guarnição se dirigiu à Central de Plantão de Polícia de Itajaí para apresentar a ocorrência à autoridade policial de plantão. O conduzido permaneceu detido pelos crimes de descumprimento de medida protetiva e ameaça.