Na tarde da última quarta-feira, 31, uma trágica ocorrência foi registrada em Balneário Camboriú, quando um homem foi encontrado enforcado no deck do Pontal Norte.
Segundo relatos, um homem procurou o a base Grupo de Busca e Salvamento (GBS), situada no Pontal Norte, por voltra das 16h50, e comunicou aos bombeiros que uma pessoa estava tentando tirar a própria vida próximo à Prainha. A equipe foi até o local, porém nada encontrou.
Cinquenta minutos depois, por volta das 17h40, um homem procurou novamente o GBS, informando que seu amigo havia tirado a própria vida. Ao chegar no local, foi verificado que a vítima havia se enforcado com um pano amarrado a uma árvore.
De imediato, foi cortado o pano e iniciado os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar. Com a chegada da equipe médica avançada do Samu, a vítima foi entubada e medicada. Porém, após 30 minutos de tentativas de reanimação com uso de desfibrilador, o óbito foi constatado.
O Click Camboriú, norteado pela liberdade de imprensa e comprometido com a divulgação de informações de interesse público, mesmo que trágicas, acredita que é importante não esconder tais acontecimentos, pois, além de informar, tonar público permite que não sejam acobertados possíveis crimes que possam ser forjados como suicídio, como ocorreu com o primeiro prefeito de Balneário Camboriú, Higino Pio.
É fundamental lembrar que existem recursos de apoio emocional disponíveis para quem precisar. O município de Balneário Camboriú conta com o programa “Abraço à Vida”, que funciona 24 horas por dia e pode ser contatado pelo telefone (47) 99982-2322, via chamada ou WhatsApp. Além disso, o número 188 também está disponível gratuitamente para aqueles que desejam conversar com um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), garantindo respeito, anonimato e sigilo absoluto.