Às 05h28min da manhã desta sexta-feira, 25, as equipes do 13º Batalhão de Bombeiros Militar foram despachadas pelo COBOM (Central de Operações Bombeiro Militar) para atender a um incêndio em um galpão localizado na Rua Monte Pitangueira esquina com Flamboyant, no bairro Monte Alegre, em Camboriú.
No local, a equipe de bombeiros se deparou com um galpão construído quase que integralmente com folhas de zinco, inclusive o telhado. Esse galpão abrigava uma empresa de serralheria. O incêndio estava concentrado na parede que fazia divisa com um riacho próximo.
Para conter as chamas, os bombeiros optaram por iniciar o combate pela janela da parede que estava em chamas, mesmo a distância sendo significativa. Isso se deu devido à dificuldade imediata de obtenção de acesso, já que o galpão tinha estrutura de ferro e zinco, o que atrasaria o combate e aumentaria o risco de propagação para um grande depósito nos fundos do galpão.
A equipe solicitou apoio logístico de água, sendo acionada a ACT-005 do 7º BBM e o AT-39 de Itapema para prevenir falta de suprimento de água.
Embora tenha havido dificuldade em acessar o incêndio devido à estrutura do galpão, as equipes conseguiram conter as chamas e extinguir o fogo por completo. Durante a operação, foram localizados cilindros de equipamentos de solda e outros produtos químicos, como tintas e solventes, que não ofereciam risco iminente às equipes de combate.
Após a cena estar segura e não havendo mais ações necessárias de combate e prevenção, a responsabilidade foi transferida para o Chefe de Socorro e a guarnição de Camboriú para o registro de dados e procedimentos para o informe pericial.