Na tarde desta quarta-feira, 18 de setembro, um princípio de incêndio causado por sobrecarga elétrica em duas máquinas de lavar mobilizou o trem de socorro do Corpo de Bombeiros de Camboriú. O incidente ocorreu às 14h51, em uma área residencial composta por seis contêineres adaptados como moradias, na cidade de Camboriú.
De acordo com relatos da inquilina o fogo teve início por baixo de uma das máquinas, possivelmente devido a uma sobrecarga no capacitor. A tomada do eletrodoméstico também estava derretida, indicando sobrecarga na rede elétrica. As chamas logo se espalharam para a segunda máquina de lavar, que estava posicionada ao lado da primeira.
As equipes do Corpo de Bombeiros, utilizando uma linha de ½ polegada, controlaram as chamas rapidamente, consumindo cerca de 50 litros de água para extinguir o fogo. A energia elétrica do local já estava desligada no momento da chegada dos bombeiros, e foi necessário também interromper o fornecimento de água devido a um vazamento.
A guarnição identificou o risco de sobrecarga elétrica como a principal causa do incêndio. A importância da manutenção adequada de eletrodomésticos e da verificação de fiações elétricas em boas condições foi reforçada aos moradores. O Capacitor e a tomada derretida indicam que sobrecargas podem provocar incêndios se não forem tomadas as devidas precauções.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), 60% dos incêndios em edificações ocorrem em residências , geralmente associados a problemas elétricos. O CBMSC alerta sobre o risco de sobrecarga em eletrodomésticos, destacando que cuidados como o monitoramento de fiações, tomadas e o uso correto de equipamentos eletrônicos são fundamentais para evitar acidentes.
O portal oficial do CBMSC oferece mais informações sobre a prevenção de incêndios relacionados a sobrecargas elétricas em eletrodomésticos, como no caso de ventiladores, mas as dicas são válidas para todos os tipos de aparelhos .
A Guarnição de Camboriú alerta a população sobre a importância da manutenção elétrica preventiva e reitera que, em casos de emergência, a comunicação imediata com o Corpo de Bombeiros pelo número 193 pode evitar maiores danos.
Links úteis:
- CBMSC alerta para os cuidados com ventiladores durante o verão
- 60% dos incêndios em edificações acontecem em casas