Na manhã desta terça-feira, 22 de outubro, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 3ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (DECOR), deflagrou a Operação Tributum, voltada para desmantelar um suposto esquema de concessão de benefícios tributários indevidos a agentes políticos de Rio Negrinho.
As investigações indicam que os envolvidos estariam inserindo informações falsas em processos administrativos para converter o pagamento de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em ITR (Imposto Territorial Rural), beneficiando de forma ilícita proprietários de imóveis na região. Essa manobra poderia estar gerando prejuízos aos cofres públicos.
Durante a operação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e na Prefeitura de Rio Negrinho. As investigações seguirão com a análise do material apreendido e outras diligências necessárias para esclarecer o envolvimento de todos os suspeitos.
A ação contou com o apoio de Policiais Civis da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª DECOR, além da CECOR, DECOR/DEIC e da DRP de São Bento do Sul.