Na madrugada deste domingo, 12 de janeiro, por volta das 4h, a Polícia Militar de Itajaí foi acionada para atender dois chamados relacionados no Bairro São Vicente. O primeiro informava sobre o arrombamento de um estabelecimento comercial na Rua Estefano José Vanolli, enquanto o segundo relatava que um homem ensanguentado estava tentando correr na Rua Arquiteto Nilson Édson dos Santos.
Ao chegarem ao segundo endereço, os policiais encontraram o homem já em óbito, com sinais de ferimento causado por arma de fogo. O local foi imediatamente isolado, e a Polícia Científica e Civil foram acionadas para conduzir os trabalhos periciais.
Testemunhas no local forneceram informações sobre os últimos momentos do indivíduo. Uma pessoa relatou ter oferecido ajuda enquanto ele ainda estava vivo, mas ele não resistiu e veio a óbito antes da chegada de uma ambulância. Outra testemunha afirmou ter visto o homem ferido na calçada e, ao perceber sua presença, ele teria corrido para dentro de uma rua próxima. Próximo a esse local, a polícia encontrou uma balaclava azul, possivelmente utilizada pela vítima.
Paralelamente, uma segunda equipe da PM verificava a ocorrência de furto no estabelecimento comercial da Rua Estefano José Vanolli. Por meio do sistema de monitoramento interno do comércio, foi possível identificar três homens envolvidos na tentativa de arrombamento de um cofre no local. As imagens mostram que o homem encontrado morto fazia parte do grupo, sendo reconhecido pelas vestes, relógio, tênis e pela balaclava azul localizada na cena do crime.
O indivíduo foi identificado pelo Instituto Médico Legal (IML) como um homem de 31 anos, natural de Itajaí, com histórico criminal que inclui passagens por furto, roubo, lesão corporal e ameaça.
Até o momento, não há informações sobre quem teria efetuado o disparo que causou a morte do suspeito. A Polícia Civil segue investigando as circunstâncias do homicídio, bem como as conexões com o crime de arrombamento ao comércio.