O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio do Departamento de Investigações Criminais de Chapecó, deflagraram, na manhã desta terça-feira (6), a 4ª fase da Operação “Sodalitas Finis”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por tráfico de drogas, homicídios e outros crimes graves.
Foram cumpridos 71 mandados de busca e apreensão e 38 mandados de prisão preventiva, expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Chapecó. Além disso, um dos alvos da operação foi preso em flagrante.
A ofensiva contou com o envolvimento de 423 agentes de segurança pública, entre promotores de justiça, policiais civis, militares e penais, bombeiros militares e guardas municipais. As diligências ocorreram de forma simultânea em oito cidades de Santa Catarina – Chapecó, Joinville, Palhoça, Lages, Curitibanos, São José do Cedro, Coronel Freitas e Guatambu – e em Cascavel, no Paraná.
A operação também teve o apoio de 11 unidades K9 (cães farejadores) das polícias civis e militares de SC, PR e RS, além da utilização de uma aeronave do SAERFRON da Polícia Civil e 146 viaturas.
Unificação de investigações fortalece repressão ao crime
Esta nova fase da Operação Sodalitas Finis é resultado da integração das investigações conduzidas pelo GAECO, Polícia Civil e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), permitindo o compartilhamento de informações estratégicas e a ampliação das ações contra a organização criminosa.
O reforço no combate ao crime organizado busca garantir segurança à população e ampliar as investigações, com o objetivo de identificar novos envolvidos e desmantelar a estrutura da facção criminosa.
A investigação segue sob sigilo, e a Polícia Científica de Santa Catarina também prestou apoio operacional à operação.
Resultados das fases anteriores
Desde a 1ª fase da operação, deflagrada em 22 de agosto de 2023, as autoridades vêm intensificando as ações contra a organização criminosa.
- 2ª fase: 9 de fevereiro de 2024
- 3ª fase: 10 de abril de 2024
Até o final da terceira etapa, 123 pessoas já haviam sido presas. Além disso, as operações resultaram na apreensão de armas de fogo, munições, mais de R$ 600 mil em dinheiro e uma grande quantidade de drogas, incluindo cocaína, maconha e crack.
Operação “Sodalitas Finis”
O nome “Sodalitas Finis”, que significa “o fim do grupo”, reflete a principal meta da operação: desmantelar a organização criminosa que vinha atuando na cidade de Xaxim e na região próxima a Chapecó, sendo responsável por tráfico de drogas em larga escala, homicídios, roubos e outros crimes violentos.
Sobre o GAECO
O GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. Sua principal finalidade é a identificação, prevenção e repressão às atividades de facções criminosas em Santa Catarina.
A Polícia Civil e o Ministério Público seguem com as investigações para garantir o enfraquecimento da estrutura criminosa e a responsabilização dos envolvidos.