Um homem de 26 anos foi preso em flagrante por maus-tratos a animais no começo da noite de quarta-feira, 2 de abril, em Balneário Camboriú. A prisão ocorreu por volta das 18h30, na Rua Boa Vista, no bairro Nova Esperança, após denúncias recorrentes de que o suspeito agredia seu cachorro, um cão da raça pitbull.
As informações foram repassadas à Diretoria de Combate aos Maus-tratos contra Animais, que atua junto à Guarda Municipal. De acordo com os relatos, as agressões eram frequentes e aconteciam à luz do dia. Uma equipe da Guarda Ambiental, junto a outra guarnição da GM, foi até o endereço e flagrou o tutor desferindo tapas e chutes contra o animal.
O homem foi detido no local e afirmou, durante a abordagem, que as agressões faziam parte de um suposto método para “educar o cachorro”. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à Central de Plantão Policial (CPP) para os procedimentos legais.
O pitbull foi resgatado com vida e encaminhado para a ONG Viva Bicho, que ficou responsável por sua acolhida e cuidados veterinários.
O caso será encaminhado à Justiça, e o autor poderá responder criminalmente com base na Lei Federal nº 9.605/1998, que trata dos crimes ambientais, incluindo maus-tratos a animais. A pena pode variar de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda.