Nesta terça-feira (17) se oficializou a composição da Comissão Executiva Municipal do PROS – Partido Republicano da Ordem Social, em Itajaí (SC).
No final de semana os integrantes se reuniram com a presidência estadual e delinearam as linhas de ação do partido em Itajaí, fazendo, também, a foto oficial da fundação.
O que mais chama atenção é a idade dos integrantes da direção partidária, que é baixa se comparada com a média dos partidos tradicionais da cidade.
Para Níkolas Reis (31), presidente estadual da sigla, “Nosso sonho é que o PROS seja o novo. Em Itajaí, ele nasce assim!”
A presidência municipal ficou a cargo do jovem Moacir Kienast (32), conhecido militante da causa ambiental na cidade, com inserção em movimentos da sociedade civil, sindicatos e associações.
Para ele, o desafio de construir o PROS deve ser coletivo, e a confecção de um programa para Itajaí não se restringirá as eleições:
“O PROS é pró, e nasce protagonista! Mesmo sem participação na Câmara ou no Governo, nossa executiva é uma representação oficial, e iremos atuar firmemente no ambiente político de Itajaí”.
Principal articulador da direção na cidade, o 1º Secretario Estadual do partido, Carlos Cardoso, afirma que “a redução da carga tributária local, exorbitante e incompatível com a estatura da cidade, em conjunto com a orientação de políticas que tenham sempre como paralelo a sustentabilidade, são as bandeiras principais do PROS em Itajaí”.
Para Moacir, igualmente, a questão ambiental é central nas discussões do PROS.
A direção restou composta da seguinte forma:
Presidente: Moacir Kienast.
Vice: Ricardo Correa Reis.
Secretário Geral: Hélio José Hess.
1º Secretário: Willians Roberto Ribeiro de Souza
Tesoureiro: Edson Peixoto.
1º Tesoureiro: Alexandre Schmit Balbino
Secretaria de Políticas para Mulheres: Gabriela Pereira
Secretaria de Multiculturalismo e de Igualdade Racial: Rodrigo Luis Pereira
Secretaria de Juventude: Elias dos Santos
Secretaria de Entidades de Classe: Osmair Caetano
Suplente: Victor Francisco Feliciano