Na quarta-feira, dia 16, a vereadora Jane Stefenn (PSDB) esteve na Promotoria de Justiça de Camboriú para entregar uma denúncia com relação ao funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Taboleiro.
Na representação, Jane mostra que o local sempre foi utilizado como unidade básica de Saúde. Portanto, nunca cumpriu o seu objetivo de atender 24 horas, sete dias por semana e casos de urgência e emergência.
Inaugurada em 2012, a unidade foi construída com recursos federais, em um investimento de R$ 1,4 milhão. A denúncia destaca que há vários equipamentos parados no local – móveis, macas, assim como um aparelho de Raio X novo.
Fotos destes equipamentos foram feitas pela vereadora em uma visita em junho, quando chamou a atenção de Jane também o fato de o atendimento odontológico estar sendo feito em um trailer. “Relatei também esta situação na denúncia porque achei absurda. Não há banheiro e nem local coberto para aguardar a consulta. Em dias de chuva, pacientes ficam de guarda-chuva do lado de fora do trailer”, explica a vereadora.
A representação é formada ainda por um documento do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, que confirma as irregularidades na UPA. O relatório da auditoria foi encaminhado para a vereadora Jane e para o vereador ngelo César Gervásio (PMDB), autores de denúncias para o Ministério da Saúde.
A conclusão do relatório traz que: “Permaneciam as irregularidades no tocante à Unidade de Pronto Atendimento estar desenvolvendo atividades de Unidade Básica de Saúde, com o agravante do prazo para início do funcionamento de UPA 24h estar expirado”. A recomendação é que a Secretaria faça a UPA funcionar de acordo com a finalidade do plano de trabalho da unidade.
“A UPA teve um investimento muito grande e é preciso que a Prefeitura siga o que é determinado pela lei”, comenta a vereadora Jane. Ela continua: “Eu vou continuar lutando para que a população de Camboriú não seja mais enganada e que as obras prometidas sejam executadas da maneira correta e funcionem como deveriam”.