A sessão desta última quarta-feira (16) foi interrompida por mais de 30 minutos para que uma reunião a portas fechadas acontecesse.
Esta reunião foi motivada por uma petição protocolada pelo procurador do vereador Elton Garcia, solicitando a retirada do vereador Leonardo Piruka da relatoria da Comissão Parlamentar Processante que está julgando a denúncia contra o vereador, acusado de peculato e outros crimes.
O pedido de retirada de Piruka foi embasado no fato de que o parlamentar havia externado em meios nãos oficiais que era favorável à cassação do vereador Elton Garcia.
“Ocorre que este vereador Piruka por vezes têm se manifestado informalmente acerca do seu entendimento de que a cassação deste vereador processado seja medida mais correta para dar uma justificativa à comunidade”, trecho extraído da petição do procurador de Elton.
Após uma longa conversa sem a presença do vereador investigado (Elton), e o relator da comissão processante (Piruka), os vereadores optaram por não votar o pedido nesta quarta-feira, justificando que houve um erro formal. Segundo o departamento jurídico da câmara de vereadores, o procurador de Elton deveria ter protocolado o processo junto ao presidente da comissão processante, e não junto ao presidente da câmara, como foi feito.
Ao retornar a sessão, o entendimento foi anunciado para os vereadores que não participaram da reunião fechada.
A decisão não agradou o vereador Elton, que confidenciou a colegas que irá buscar seu direito na justiça.
Comments are closed.