O site de defesa do consumidor Reclame Aqui lançou um aplicativo gratuito e apartidário para identificar políticos envolvidos em processos na Justiça. O app chamado “Detector de Corrupção” permite que o usuário aponte a câmera para o rosto ou fotos do político e, por reconhecimento facial, identifica imediatamente quais processos de corrupção ou improbidade administrativa ele responde na Justiça.
O aplicativo funciona com governadores e vices, deputados federais que foram eleitos a partir de 2014, senadores eleitos desde 2010, presidentes e vice-presidentes, candidatos à presidência e aos governos estaduais listados no Datafolha e Ibope. Já quanto aos políticos que foram anunciados como pré-candidatos para as eleições de 2018, o aplicativo inclui quem pretende concorrer a governador e presidente.
Em Santa Catarina, entre os pré-candidatos a governador em que não consta nenhum processo estão Gelson Merisio (PSD), Lédio Rosa de Andrade (PT), Leonel Camasão (PSOL), Rogério Portanova (REDE) e Udo Döhler (MDB), que já anunciou que não irá mais concorrer.
Já entre os processados, acusados ou réus estão os pré-candidatos Décio Lima (PT), Esperidião Amin (PP), Jorginho Melo (PR), Mauro Mariani (MDB), João Paulo Kleinübing (DEM), Eduardo Pinho Moreira (MDB) e Paulo Bauer (PSDB).
>>> Veja mais notícias sobre as Eleições 2018
Para quem não quer baixar o aplicativo no seu celular, outro recurso que já havia sido lançado ano passado é o plugin “Cor da Corrupção” para ser instalado no Google Chrome, que marca de roxo nas páginas da Internet o nome de políticos nessa situação.
Tanto o aplicativo Detector de Corrupção quanto o plugin Cor da Corrupção trazem como resultado da busca apenas informações oficiais que sejam encontradas em diversas instâncias da Justiça, como STF, STJ, os TJs estaduais e os TRFs. Os processos que correm em segredo de Justiça não são incluídos. O aplicativo está disponível para Android e iOS de forma gratuita.
Quer estar mais consciente na hora de votar? Instale alguma dessas ferramentas e faça o teste com o seu pré-candidato.
via Click Catarina