A pesquisa encomendada pela NC Comunicação ao Ibope, divulgada nesta sexta-feira (17), mostra números bastantes destoantes à pesquisa do Instituto MAPA, divulgada na mesma data. Na primeira pesquisa de intenção de voto realizada pelo IBOPE Inteligência em Santa Catarina, a pedido da NSC, Décio Lima (PT) e Mauro Mariani (MDB) aparecem tecnicamente empatados com 16% e 11% das menções, respectivamente, considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais.
Gelson Merísio (PSD) recebe 6% das respostas, também em situação de empate técnico com Mariani. Ângelo Castro (PCO) é citado por 4% dos eleitores catarinenses e Ingrid Assis (PSTU) e Portanova (REDE) por 2%, cada um. Comandante Moises (PSL) e Jesse Pereira (PATRI) alcançam 1% das respostas cada um.
O nome de Camasão (PSOL) constava no disco apresentado, mas não atinge 1% das intenções de voto. Aqueles que têm intenção de votar em branco ou nulo são 34%, enquanto os que não sabem o que responder ou não opinam somam 23%.
Rejeição
A rejeição dos candidatos também foi medida pelo Ibope, onde os entrevistados puderam escolher mais de um nome, que não votaria de jeito nenhum. Décio Lima (PT) e Mauro Mariani (PMDB) são os mais rejeitados, enquanto Comandante Moisés (PSL) é o menos rejeitado. Confira os números:
- Décio Lima (PT): 21%
- Mauro Mariani (MDB): 15%
- Camasão (PSOL): 12%
- Gelson Merisio (PSD): 12%
- Ingrid Assis (PSTU): 11%
- Ângelo Castro (PCO): 10%
- Portanova (Rede): 10%
- Jessé Pereira (Patriota): 9%
- Comandante Moisés (PSL): 8%
- Poderia votar em todos: 6%
- Não sabe/Não respondeu: 42%
Senado
A pesquisa também coletou as intenções de voto para o Senado Federal. Na amostragem, a coligação de Merisio, assim como a pesquisa do Instituto MAPA, sai vencedora. Se as eleições fossem hoje, ambos os candidatos da coligação se elegeriam. Raimundo Colombo (PSD) com 27% e Espiridião Amin com 23%.
Da mesma forma, os candidatos da coligação de Mariani levam o terceiro e quarto lugar. Paulo Bauer (PSDB) tem 19% e Jorginho Mello (PR), 8%.
Os números:
- Raimundo Colombo (PSD): 27%
- Esperidião Amin (PP): 23%
- Paulo Bauer (PSDB): 19%
- Jorginho Mello (PR): 8%
- Ideli Salvatti (PT): 7%
- Roberto Luiz Salum (PMN): 6%
- Professor Antônio (PSOL): 5%
- Professor Pedro Cabral (PSOL): 5%
- Andreá Luciano Carvalho (PCO): 4%
- Lucas Esmeraldino (PSL): 3%
- Lédio Rosa (PT): 2%
- Ricardo Lautert (PSTU): 2%
- Diego Mezzogiorno (Rede): 1%
- Miriam Prochnow (Rede): 1%
- Brancos/Nulo – Vaga 1: 17%
- Branco/Nulo – Vaga 2: 21%
- Não sabe: 49%
A pesquisa
812 eleitores de todas as regiões de Santa Catarina foram ouvidos entre 14 e 16 de agosto. O nível de confiança utilizado é de 95%, considerando a margem de erro. A pesquisa está registrada na justiça eleitoral: SC – 09381/2018 / BR – 09360/2018IBOPE: Décio (PT), 16%; Mariani (MDB), 11%; Merisio (PSD), 6%