Nesta quinta-feira (20), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) realizou a cerimônia de posse do seu novo diretor-presidente, João Paulo Kleinübing, e do diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Mauro Mariani. O evento contou com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, que oficializou a posse dos novos administradores da instituição financeira.
Em seu discurso, o governador ressaltou a relevância do BRDE no fomento ao desenvolvimento regional e expressou confiança nos novos diretores para impulsionar o crescimento econômico dos estados do Sul do Brasil.
Durante a cerimônia, Kleinübing expressou gratidão pelo convite para integrar o banco e destacou a importância do trabalho da instituição. Ele afirmou que o BRDE continuará buscando soluções para viabilizar projetos de desenvolvimento e ajudar as regiões a alcançar posições de destaque.
Por sua vez, Mariani reconheceu a importância de cada setor no desenvolvimento dos estados e expressou sua dedicação para ajudar o BRDE a chegar ainda mais longe.
Além da continuidade do apoio financeiro e técnico já oferecido pelo BRDE, os novos representantes reforçaram o compromisso da instituição com as necessidades dos municípios e empreendedores, especialmente micro e pequenas empresas. Eles também ressaltaram o fortalecimento da iniciativa do Banco Verde, enfocando a implementação sistemática de políticas ambientais responsáveis.
Kleinübing acrescentou ainda que o BRDE pretende intensificar sua participação em parcerias público-privadas e destacou o desafio de avançar com o projeto do Pronampe Estadual, semelhante ao projeto nacional.
O evento contou com a presença de várias autoridades políticas, líderanças empresariais e entidades representativas, e foi transmitido pelo canal oficial do BRDE no Youtube.
João Paulo Kleinübing, natural de Florianópolis, tem uma extensa carreira política e administrativa, tendo ocupado vários cargos públicos em Santa Catarina. Mauro Mariani, oriundo de Bituruna/PR, também tem experiência em administração de empresas e atuação política.
O BRDE, ativo em três estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – e no Mato Grosso do Sul, é uma instituição financeira pública de fomento, com agências em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. O banco fechou o primeiro semestre de 2023 com R$ 2,1 bilhões em operações para novos investimentos, um crescimento nominal de 34,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.