A prefeita eleita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), anunciou os responsáveis pelas secretarias de Desenvolvimento e Inclusão Social, Obras e Planejamento Urbano. Os escolhidos incluem nomes já conhecidos na política local, alguns com passagens por gestões anteriores marcadas por polêmicas e resultados questionados.
As pastas, que concentram áreas sensíveis como atendimento a populações vulneráveis, execução de obras públicas e definição do futuro urbanístico da cidade, serão lideradas por figuras que chegam com histórico político diversificado e alianças estratégicas.
Confira os nomes indicados e os desafios que os aguardam.
CONFIRA TAMBÉM:
– Segurança, Gabinete e Pessoa Idosa
– Saúde, Turismo e Educação
– Gestão de pessoas, articulação e compras
– Controle interno, fazenda e esportes
– Cultura, Emasa, BC Previ e procuradoria
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social: Omar Tomalih
Omar Tomalih foi anunciado pela prefeita eleita Juliana Pavan (PSD) como o futuro secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú. Omar foi vereador eleito em 2016 e 2020, mas deixou a Câmara Municipal em diferentes momentos para assumir cargos de confiança no governo do prefeito Fabrício Oliveira (PL).
Durante a gestão de Fabrício, Omar ocupou a Secretaria de Articulação e, mais recentemente, foi secretário de Saúde entre abril de 2023 e abril de 2024, período em que deixou o cargo para disputar as eleições como vereador pelo União Brasil, após trair Fabrício e apoiar a candidatura rival. Vale lembrar que a gestão da Secretaria de Saúde foi alvo de críticas recorrentes da própria Juliana Pavan ao longo da campanha eleitoral.
Agora, Omar retorna ao Executivo, desta vez à frente da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, uma das áreas que concentra atenção voltada às demandas mais vulneráveis da cidade.
Secretaria de Obras: Cristiano José dos Santos
O vereador Cristiano José dos Santos (PSD) foi anunciado como o futuro secretário de Obras de Balneário Camboriú na gestão de Juliana Pavan (PSD). Cristiano foi eleito vereador em 2020 pelo Partido Liberal (PL), destacando-se pela defesa da causa animal, mas deixou o mandato em 2023 para assumir o cargo de secretário de Articulação no governo de Fabrício Oliveira (PL).
Em 2024, Cristiano se reelegeu pelo PSD, novamente usando a pauta da causa animal. No entanto, dessa vez ele optou por não ocupar sua cadeira na Câmara Municipal para integrar o secretariado da prefeita eleita. Essa decisão deixa a causa animal sem representação direta no Legislativo.
Secretaria de Planejamento Urbano: Carlos Humberto Silva
Carlos Humberto Silva foi anunciado como o novo secretário de Planejamento Urbano de Balneário Camboriú na gestão da prefeita eleita Juliana Pavan (PSD). A nomeação de Carlos traz à tona sua recente participação política, marcada por sua desistência como pré-candidato a prefeito na eleição municipal de 2024 para apoiar a candidatura de Juliana.
Carlos é pai do deputado estadual Carlos Humberto (PL), que causou controvérsia ao não apoiar o Partido Liberal na eleição municipal, optando por declarar apoio ao PSD, partido de Juliana, por retaliação ao prefeito Fabrício Oliveira, por ter sido rejeitado como candidato a sucessão.
A trajetória de Carlos Humberto pai inclui:
- Secretário Municipal de Turismo no governo de Edson Renato Dias, o Piriquito (MDB), em 2011.
- Empresário do setor imobiliário, sendo um dos sócios da construtora Silva Packer.
- Ex-presidente do Sinduscon, o Sindicato da Indústria da Construção Civil.
- Atualmente, é Presidente de Honra do Democracia Cristã, partido pelo qual já teve atuação destacada.