• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Reajuste para servidores e regulamentação do uso de patinetes foram votados na primeira sessão da câmara de BC

A sessão que teve mais de quatro horas de duração teve todos os projetos propostos pelo executivo aprovados

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (20), a Câmara Municipal de Balneário Camboriú realizou uma sessão extraordinária que durou mais de quatro horas. Os vereadores aprovaram uma série de projetos enviados pelo Executivo, incluindo a regulamentação da micromobilidade, a transferência simbólica da sede administrativa para o bairro da Barra e medidas voltadas à previdência e aos servidores públicos.

Durante a sessão, também foi realizada a nomeação do vereador suplente Elton Garcia (PSD), que assumiu oficialmente uma cadeira no Legislativo. Elton fez seu juramento e destacou o compromisso com os cidadãos e o progresso do município.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Transferência simbólica da prefeitura

Um dos projetos mais discutidos foi a transferência simbólica da sede administrativa do município para o bairro da Barra por um dia. A medida visa resgatar a história da cidade, que teve suas origens nessa localidade, além de chamar atenção para as demandas da região.

A vereadora Cissa Miller (PDT) ressaltou a importância do bairro, destacando que, apesar de seu papel histórico, a Barra ainda enfrenta problemas como falta de segurança e ausência de caixas eletrônicos. “A população da Barra merece muito mais. Precisamos ampliar a segurança e melhorar a infraestrutura local”, afirmou.

Já o vereador Marcelo Achutti (MDB) reforçou que levar a sede administrativa para a Barra não deve ser apenas um ato simbólico. Ele defendeu melhorias estruturais na região e maior autonomia para a Subprefeitura. “O local precisa estar preparado para receber a prefeitura e atender a população de forma digna”, disse.

Reajuste para servidores do magistério

Outro tema importante foi o reajuste salarial dos servidores do magistério público, aprovado em conformidade com o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM). O vereador Eduardo Zanata (PT) aproveitou para criticar o sucateamento da educação nos últimos anos e defender melhores condições de trabalho para os professores. “Educação e o Estado laico precisam caminhar juntos; não é dentro de uma igreja que se deve fazer planejamento pedagógico”, destacou.

Durante a sessão, representantes da Frente de Luta pela Educação Pública de BC e da Associação de Professores e Especialistas de BC, se manifestaram usando cartazes a favor da aprovação do reajustes.

APROBC

Durante a discussão do tema, o vereador Bola (PSD), que votou favorável a aprovação ressaltou que precisa buscar soluções para que o município tenha os 53 milhões para honrar com o reajuste proposto.

O vereador Jair Bolsonaro (PL), rebateu a fala do vereador Bola dizendo: “é só não roubar que tem dinheiro para todos, tá OK?”, repetindo a frase de seu pai, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

Projeto de micromobilidade

Outro destaque foi o projeto de lei que regulamenta o uso de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos em Balneário Camboriú. A medida estabelece regras claras para a circulação desses veículos nas vias públicas e disciplina o uso de espaços públicos para serviços de compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos, acionados por plataformas digitais.

O projeto foi amplamente debatido e recebeu elogios pela modernização da mobilidade urbana e incentivo ao transporte sustentável. O vereador Guilherme Cardoso (PL), destacou: “Precisamos garantir que as novas formas de transporte sejam seguras e funcionem de maneira ordenada, especialmente nas áreas de maior fluxo da cidade. A regulamentação permitirá um uso mais equilibrado do espaço público”.

Click CamboriúPolíticaReajuste para servidores e regulamentação do uso de patinetes foram votados na...
PUBLICIDADE

Últimas notícias