A Câmara dos Deputados retomou as discussões sobre a reforma administrativa, e o deputado federal Zé Trovão (PL-SC) foi escolhido para coordenar o grupo de trabalho responsável por elaborar uma nova proposta até o final de 2026. O anúncio foi feito nesta terça-feira (25), em evento realizado em Brasília com a presença de empresários e representantes do movimento Ranking dos Políticos.
Segundo o parlamentar catarinense, a nova proposta será elaborada “do zero”, sem a utilização de textos arquivados. “Não queremos revirar comida de ontem. Vamos construir algo novo e palatável para o Congresso, o setor produtivo e até para o Executivo”, afirmou Zé Trovão durante o evento.
O grupo de trabalho tem como objetivo modernizar a administração pública, com ênfase na estrutura do funcionalismo e na busca por maior eficiência do Estado. A iniciativa é do próprio Legislativo, o que, segundo deputados, pode facilitar o diálogo entre os diversos setores interessados.
A última tentativa de reforma foi feita em 2020, durante o governo Jair Bolsonaro, mas não avançou no Congresso. Agora, com a articulação partindo diretamente da Câmara, há expectativa de um novo fôlego para o tema.