A Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Balneário Camboriú, por meio da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito, em conjunto com a Polícia Militar, realizou neste sábado (8) mais uma fase da Operação Silêncio é Saúde, alinhada à Operação Lei Seca, com ações concentradas em dois pontos do município.
As barreiras foram montadas na Avenida Martin Luther, em frente à Prefeitura, e na Rua José Honorato da Silva, no Bairro Nova Esperança. Durante as fiscalizações, foram realizadas 88 abordagens a veículos, focadas no combate à perturbação do sossego alheio, causada principalmente por escapamentos adulterados, além da fiscalização da embriaguez ao volante, com aplicação de testes de etilômetro passivo.
Impacto da Operação
Ao final da ação, foram registradas:
- 40 autos de infração de trânsito
- 5 apreensões de Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), exigindo posterior regularização
- 5 remoções de veículos
A Operação Silêncio é Saúde é uma iniciativa da 5ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú e busca coibir práticas que desrespeitam as normas de trânsito e ambientais. De acordo com o promotor José de Jesus Wagner, há indícios de que empresas da cidade estejam vendendo e alugando veículos esportivos com escapamentos adulterados, o que causa poluição sonora e ambiental.
“Temos informações de que algumas empresas de Balneário Camboriú locam e vendem veículos esportivos com escapamentos adulterados. Geralmente, os proprietários instalam ‘downpipe modificado’ (remoção ou desvio do catalisador) e ‘pops and bangs’ (maior injeção de combustível para ser queimada no escapamento), procedimentos que aumentam a potência do motor, mas geram ruídos e emissões acima do permitido. Por isso, a circulação desses veículos constitui infração de trânsito e agressão ao meio ambiente e à saúde da população”, destacou o promotor.
Compromisso com a fiscalização contínua
Desde o ano passado, as operações vêm sendo intensificadas para garantir o cumprimento das normas e reduzir infrações que impactam o bem-estar da população. O secretário de Segurança e Ordem Pública, Evaldo Hoffmann, reforçou o compromisso do município com a fiscalização permanente:
“Essas ações já estão sendo realizadas desde 2024 e intensificadas agora em 2025, reforçando o nosso compromisso com a população. É inadmissível que veículos com escapamentos adulterados causem perturbação ao sossego alheio em Balneário Camboriú. Por isso, essa operação integrada continuará sendo feita regularmente para garantir mais tranquilidade e conscientização.”
A Operação Silêncio é Saúde seguirá em atuação contínua em diferentes pontos da cidade.