A demanda turística de Balneário Camboriú obteve números positivos em todos os meses de 2009, de acordo com dados fornecidos pelo setor de Planejamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, na tarde desta segunda-feira (4). A pesquisa, que se utiliza dos números da coleta de resíduos sólidos (lixo) enviados pela empresa Coneville – Engepasa Ambiental, e que calcula a permanência média do turista na cidade em sete dias, aponta um crescimento positivo de 16,86% no ano passado.
O controle desses dados é feito mensalmente pela Sectur e pela empresa Engepasa. Houve uma atualização e revisão de cálculo utilizado para encontrar os resultados no setor de Planejamento da Secretaria. A “Capital Catarinense de Turismo”, que havia recebido em 2008 o total de 3.602.764 turistas, chegou ao número de 4.210.227 em 2009.
Os meses de maior movimento de turistas em 2009 foram: Janeiro (737.767, com aumento de +2,87% em relação ao mesmo período de 2008), fevereiro (573.924; +5,63%), março (397.330; +20,9%), novembro (331.043; +7,72%) e dezembro (591.598; + 9,52%). O menor fluxo turístico foi resgistrado no mês de maio, quando a cidade recepcionou 186.024 visitantes.
Divulgação e investimentos
O saldo positivo de 2009 é atribuído a diversos fatores, segundo explica o secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco. Primeiro, ele avalia o trabalho forte realizado em países do Mercosul durante o ano. “Fizemos promoções como o Café da Manhã em Balneário Camboriú, o projeto Noites de Balneário Camboriú, entre outras atividades que tiveram como objetivo captar turistas para a cidade. Também fizemos uma divulgação intensa em território nacional, em eventos nos quais participamos ou estivemos representados”, pontua Dalvesco.
Outros pontos positivos, que impulsionaram o turismo na sua opinião, foram o término da crise econômica mundial e a melhora do clima e que houve confiança do investidor na cidade. “Temos que ressaltar que o município está criando uma forte qualificação turística e investindo em equipamentos turísticos. Os empresários sentiram o nosso potencial e estão investindo aqui, como é o caso do Trenó de Montanha Youhooo! do Parque Unipraias, a Marina Tedesco, entre outras atrações que estão equipando e qualificando Balneário Camboriú”, complementa.
Dalvesco ainda lembra que o turismo é atraído pela gastronomia e pela rede hoteleira encontrada em Balneário Camboriú. O secretário também citou o crescimento de outros dois setores em 2009, além do turismo, que foi o da construção civil e o do comércio. “E não poderia ser diferente, pois os construtores e comerciantes são, de forma geral, otimistas, o que acaba revertendo a favor do município”.
Para 2010, a expectativa é ainda melhor. A Secretaria de Turismo avalia que todos os eventos promovidos na cidade em 2009, como o Carnamboriú, Coelhinho na Praia, Brilhos de Natal e Réveillon Show já repercutem positivamente, o que deve chamar a atenção dos agentes de viagens e dos turistas, pois em sua primeira edição, as promoções já se tornaram projetos de sucesso.
Fonte: ABN