Santa Catarina se destacou novamente no cenário nacional de turismo responsável, com seis destinos reconhecidos pela Green Destinations por suas boas práticas em responsabilidade e sustentabilidade. O anúncio foi feito nesta terça-feira (15/10), destacando os destinos catarinenses: Bom Jardim da Serra, Bombinhas, Itá, Penha, Treze Tílias e a Rota do Enxaimel, em Pomerode.
O estado teve o maior número de premiações no Brasil, que registrou um total de 14 destinos reconhecidos, o melhor desempenho do país desde 2022.
O secretário do Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, celebrou as conquistas, ressaltando o equilíbrio entre turismo, economia e responsabilidade ambiental. “Ter seis destinos certificados pelo Green Destinations mostra como o estado avança na melhoria da infraestrutura e do turismo, sem esquecer da responsabilidade com o meio ambiente. Essas práticas conjuntas têm nos proporcionado frutos importantes”, afirmou Neiva, destacando também o papel dos certificados, como o da Bandeira Azul, em demonstrar o compromisso catarinense com a sustentabilidade.
O concurso anual, realizado pela organização holandesa Green Destinations, elege desde 2014 as melhores soluções inovadoras no turismo sustentável, com foco na preservação ambiental, educação e inclusão social.
Em 2024, 32 países, incluindo Estônia, Peru, Marrocos e Tailândia, também tiveram destinos reconhecidos.