Santa Catarina se consolidou mais uma vez como um dos principais destinos turísticos do Brasil, com um desempenho expressivo na temporada de verão de 2025. Entre janeiro e março, o estado registrou um crescimento de 11,5% no setor, o segundo maior índice do país no período, ficando atrás apenas do Espírito Santo (12%), conforme levantamento da Fecomércio-SP com base em dados do IBGE.
O resultado positivo foi impulsionado, sobretudo, pelo aumento da presença de turistas internacionais, que representaram 35% do total de visitantes. Argentinos lideraram esse grupo, com 28% do total, seguidos por uruguaios (2,8%), paraguaios (2,3%) e chilenos (0,8%).
Além do aumento no número de visitantes, outro dado chama atenção: o gasto médio por grupo de turistas. O valor saltou de R$ 6.620 na temporada anterior para R$ 9.349 neste verão, um crescimento de 41%, que reflete não apenas o sucesso da temporada, mas também o amadurecimento da infraestrutura turística catarinense.
As praias foram os destinos mais procurados do verão, com destaque para Canasvieiras e Jurerê Internacional, em Florianópolis, Itapema, Balneário Camboriú e Bombinhas. O aumento no fluxo de turistas movimentou setores como hospedagem, alimentação, transporte, comércio e eventos, além de impulsionar o empreendedorismo e fortalecer a economia local.
De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo, o desempenho é resultado de ações contínuas de promoção turística e qualificação da rede de serviços. A aposta em um turismo plural que inclui sol e praia, turismo rural, gastronomia, cultura e natureza segue sendo o diferencial de Santa Catarina no cenário nacional e internacional.

