• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Prevenção à obesidade: alimentação saudável desde a infância para uma vida mais longa e feliz

Umas das chaves para prevenir a obesidade e promover a saúde está na alimentação adequada e saudável

PUBLICIDADE

Comemorado no dia 11 de outubro, o Dia Nacional da Prevenção à Obesidade é uma data que traz à tona um tema essencial para a saúde de todos: a importância de se adotar hábitos alimentares saudáveis. A obesidade, que já é considerada uma epidemia global, afeta milhões de pessoas e está diretamente ligada a doenças como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares, que podem afetar todas as fases da vida do indivíduo, inclusive a infância.

Umas das chaves para prevenir a obesidade e promover a saúde está na alimentação adequada e saudável. A coordenadora do curso de Nutrição da Uniavan, Thais Uhlig, destaca: “Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos integrais ajuda a manter o peso recomendado, fortalece o sistema imunológico, regula os níveis de colesterol e açúcar no sangue e proporciona energia para o dia a dia.”

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Obesidade infantil: um alerta

A prevenção à obesidade começa cedo, especialmente quando falamos de crianças. A obesidade infantil é uma preocupação crescente no Brasil e no mundo, e pode ter sérias consequências a longo prazo, como o desenvolvimento precoce de doenças relacionadas ao excesso de peso e uma qualidade de vida reduzida na fase adulta. E é aí que a responsabilidade dos pais e cuidadores entra em cena.

Com o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, é uma boa oportunidade para refletirmos sobre os hábitos alimentares dos pequenos. Brincadeiras ao ar livre, jogos e uma alimentação equilibrada são a combinação ideal para garantir que as crianças cresçam saudáveis e felizes.

Como prevenir a obesidade infantil?

  • Alimentação variada e equilibrada: inclua no prato das crianças alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes, proteínas magras e grãos integrais. Evite o excesso de açúcar e alimentos ultraprocessados.
  • Incentivo à atividade física: estimule brincadeiras que movimentam o corpo, como correr, pular e andar de bicicleta. A atividade física não só ajuda a manter o peso saudável como também melhora o humor e o desenvolvimento motor.
  • Horários regulares para refeições: estabelecer horários fixos para as refeições ajuda a regular o apetite da criança, evitando lanches fora de hora e o consumo exagerado de alimentos.
  • Evitar recompensas com alimentos: usar doces ou alimentos calóricos como recompensa pode criar uma relação emocional negativa com a comida, contribuindo para o ganho de peso.
  • Ensinar pelo exemplo: crianças tendem a imitar os hábitos dos adultos. Manter uma alimentação saudável em casa e praticar atividades físicas regularmente é uma maneira de ensinar na prática a importância de cuidar da saúde.

Cuidar da alimentação, tanto para adultos quanto para crianças, é o primeiro passo para garantir uma vida com mais qualidade e menos complicações de saúde. O Dia Nacional da Prevenção à Obesidade e o Dia das Crianças podem ser marcos para reforçarmos a importância de hábitos saudáveis e da educação alimentar desde cedo. Afinal, um corpo bem nutrido e em movimento é o ponto de partida para uma vida mais longa e feliz.

Serviço à comunidade

A Uniavan de Balneário Camboriú oferta forma gratuita atendimentos na clínica de Nutrição, sendo eles:

  • avaliação física, você pode optar por bioimpedância ou dobras cutâneas;
  • avaliação e orientação nutricional individualizada;
  • planejamento alimentar personalizado e receitas.

Para agendar sua consulta você pode entrar em contato pelo WhatsApp: 47 8411-0722.

Click CamboriúVida e EstiloBem-estarPrevenção à obesidade: alimentação saudável desde a infância para uma vida mais...
PUBLICIDADE

Últimas notícias