O número de veículos elétricos e híbridos (elétrico e combustão) vem crescendo no país. De acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), em 2016, as vendas aumentaram 17,2% comparado com 2015 e foram comercializadas 1.091 unidades. Hoje, são mais de quatro mil veículos no Brasil.
Pensando nesta nova tecnologia sustentável, o Balneário Shopping e os outros shoppings da Almeida Júnior – Neumarkt e Norte Shopping (Blumenau), Garten Shopping (Joinville), Continente Shopping (Grande Florianópolis) e Nações Shopping (Criciúma) – têm um local exclusivo para o carregamento de veículos elétricos.
Os espaços devidamente identificados funcionam com carregadores Wallbox PRO, fruto de uma parceria com a BMW. A Almeida Junior – que sorteou seis veículos elétricos i3 da marca alemã na campanha de Natal do ano passado – é a primeira grande empresa do segmento a oferecer carregadores em todos os seus shoppings. A ação é inédita no setor também em Santa Catarina, estado escolhido pela BMW para instalar uma fábrica, e que agora contará com seis pontos distintos para carregar os carros elétricos. O abastecimento é gratuito e a carga total do veículo pode ser feita em 3h.
Os veículos elétricos são considerados os carros do futuro. Por funcionarem à energia, não emitem gases como CO², um dos principais vilões do clima no mundo inteiro. Conforme as informações da ABVE, os carros são silenciosos, o que contribui para a qualidade de vida em geral e são também muito econômicos. Um estudo da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) mostra que o valor do quilômetro rodado de um carro a combustão, considerando o uso do etanol, é de aproximadamente R$ 0,19. No veículo movido à eletricidade, este valor é quatro vezes menor: R$ 0,05.
Ao disponibilizar os carregadores em seis shoppings, a Almeida Junior incentiva o uso de tecnologias limpas. “Já contribuímos com o aumento desta frota de carros elétricos sorteando seis veículos no Natal e entendemos que esta é uma forma de mudar paradigmas e efetivamente contribuir para um mundo mais sustentável”, diz a Superintendente de Marketing Corporativo da empresa, Monique Campos.