Superando todas as expectativas da organização, a 4ª edição do Festival Gastronômico Balneário Saboroso, promovido pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, teve um aumento de mais de 85% no número de pratos vendidos em comparação com a edição anterior do festival, que aconteceu em 2011. Neste ano, foram vendidos exatamente 5.512 pratos nos 23 restaurantes que participaram da nova proposta do festival, que além de contar com um menu diferenciado a preço único, teve uma programação cultural paralela.
De acordo com a Presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Margot Rosenbrock Libório, o evento realmente foi um sucesso e alcançou os dois principais objetivos que se propôs: gerar fluxo nos restaurantes e implementar uma programação paralela que atraísse o público. Segundo Margot, o que realmente surpreendeu neste festival foi o movimento gerado nos restaurantes, que superou a meta rapidamente. A presidente ainda fez questão de ressaltar a mudança da data do evento, que passou a acontecer em julho e, a partir de agora, tende a se consolidar como um importante festival de inverno no calendário catarinense.
A opinião de Margot também é compartilhada pelo Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, que acredita que o festival foi espetacular à medida que fomentou a gastronomia da cidade, somando mais um ingrediente ao aniversário de Balneário Camboriú.
Participando pela primeira vez do Balneário Saboroso, a empresária Marta Giacomini, da Contento Pizzaria, ficou surpresa com a procura que teve durante o período do festival. Ela revela ter vendido cerca de seis vezes mais do que esperava, o que resultou em uma marca de 570 menus comercializados. “Para mim foi maravilhoso. Muitos clientes novos e a maioria da cidade”, revela Marta, que atingiu todos os seus objetivos com o festival.
Quem também ficou muito satisfeita com o resultado do festival foi Gabriela Moro, do Grupo Chaplin, que esteve presente em todas as edições do evento. Segundo Gabriela, esta nova edição foi bastante interessante e desafiadora, já que exigiu a criação de um formato diferenciado, com entrada, prato principal e sobremesa, o que aumentou a quantidade de processos envolvidos. “Nos três restaurantes que participamos, optamos por criar pratos novos”, comenta ela, que ainda afirmou que as novidades foram muito bem recebidas pelos clientes. Gabriela também ressaltou a evolução do festival, que contou com a criação de uma programação bem interessante.
O Balneário Saboroso é uma iniciativa do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e neste ano contou com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina através do Funturismo, Santur, Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sebrae SC, Univali e Unilever.