Muitas vezes, na hora de sair, seja para trabalhar ou para uma festa, bate aquela indecisão: com que roupa eu vou? Qual cor combina comigo e ajuda a passar a imagem que quero transmitir? Um dos métodos que vem sendo utilizado para facilitar a vida de quem gosta de valorizar o que tem de melhor, é a chamada análise cromática. Esse estudo identifica qual é o seu tom de pele, mas vale destacar que não está relacionado à raça ou etnia e vai além de modismo ou tendência, pois mostra com base em fatos que não existe apenas uma cor, mas sim, uma tonalidade dessa coloração, ideal para destacar o que você tem de mais bonito.
Durante a análise, a consultora de imagem Lu Rosa busca e seleciona as cores que mais valorizam e harmonizam com o cliente. Assim, ele saberá usar os tons certos, facilitando a compra de roupas, maquiagem, acessórios e, até mesmo, a coloração do cabelo. Dessa maneira é possível que a pessoa transmita a imagem que quer, seja ela mais jovial, casual, moderna ou clássica. Sabendo o que vai iluminar o rosto, suavizar a textura da pele e os traços. “Primeiro descobrimos se a pele do cliente é quente, fria ou neutra, através da análise de temperatura. Depois passamos para a de valor, que define se a pele é clara ou escura. Em seguida observamos a intensidade, se é viva ou opaca. Após a análise, definimos qual o grupo que se enquadra aquele sub-tom de pele”, comenta a consultora de imagem, Lu Rosa.
Cada indivíduo é enquadrado em um grupo, que é nomeado pelas estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Como a maioria das pessoas não são definidas como uma estação pura, entra em cena o método sazonal expandido, que possui 12 grupos possíveis de coloração, ou seja, cada estação tem três divisões: Inverno Verdadeiro, Inverno Vivo, Inverno Escuro, Verão Verdadeiro, Verão Opaco, Verão Claro, Outono Verdadeiro, Outono Opaco, Outono Escuro, Primavera Verdadeira, Primavera Viva e Primavera Clara.Dentro da análise cromática existem inúmeras possibilidades que vão muito além de cores quentes e frias, isso quer dizer que não é porque a pessoa foi definida como verão que vai usar somente cores frias, tudo depende do tom de pele e de que imagem a cliente quer passar. “Todas as pessoas podem usar qualquer cor, desde que sua temperatura, intensidade e valor se integrem a sua coloração pessoal”, sinaliza Lu.
Ainda existem as cores universais, que podem cair bem para todas as pessoas. São elas o teal, que é o azul petróleo; o acqua, que é um azul esverdeado; o periwinkle que parece com o lavanda, um azul violeta; e o navy, um azul marinho. Como cor neutra, temos o cinza, que pode ser usado para tirar a intensidade de uma outra cor, já que ele vem da mistura das cores complementares. “Elas são opostas no círculo cromático, como o laranja e azul, por exemplo. Outro ponto a destacar é a crença de que a cor preta é básica e cabe em todos. Isso é um mito, igual ao branco, pois existem diferentes escalas para o branco”, explica a consultora.