Uma invasão ocorrida em plena luz do dia, em Tijucas, está sob investigação da Polícia Civil e pode envolver dois guardas municipais de Balneário Camboriú. O caso aconteceu na manhã de 13 de junho, por volta das 11h30, em uma residência localizada na Rua XV de Novembro.
Segundo o boletim de ocorrência, dois homens aproveitaram o momento em que uma criança da família abriu o portão para levar o lixo à rua e entraram no imóvel sem autorização. Dentro da casa, afirmaram ser policiais e chamaram insistentemente por “Vitória” e “Janaína”, mas sem saber identificar quem era quem entre as moradoras.
A movimentação chamou a atenção da vizinha que mora nos fundos da residência. Ela gritou para os homens se identificarem, enquanto familiares iniciaram a gravação da abordagem com o celular. Foi nesse momento que a dupla deixou o local, sem levar nada, e fugiu em um Renault Sandero de cor prata, cuja placa foi repassada à Polícia Militar pelas testemunhas.
As vítimas informaram à Polícia Militar que não conheciam os invasores e não tinham qualquer motivo ou desavença que justificasse a entrada deles na residência. Fotos e vídeos feitos pelos moradores foram anexados ao boletim de ocorrência, e a Polícia Militar realizou rondas na região, mas os suspeitos não foram localizados naquele momento.
Investigação da Polícia Civil
Com base nas imagens feitas pelas moradoras e nas informações colhidas no local, a Polícia Civil de Tijucas iniciou a investigação e apurou que os dois homens que entraram na casa poderiam ser guardas municipais de Balneário Camboriú, que estavam de folga no dia do episódio.
A Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Seseg) e o comando da Guarda Municipal de Balneário Camboriú confirmaram, por meio de nota, que instauraram um inquérito interno para apurar a possível participação dos agentes na invasão.
“Após os fatos apurados, garantido o direito à ampla defesa e ao contraditório, se comprovada a culpabilidade dos agentes, as providências pertinentes serão tomadas. Qualquer suspeita de abuso de autoridade não condiz com os princípios da corporação e será apurada com rigor”, destacou o comunicado oficial.
Apesar da nota os Guarda Municipais, não foram afastados.